TRANSTORNOS ALIMENTARES

Os Transtornos Alimentares são síndromes psiquiátricas caracterizadas por alterações no comportamento alimentar e nos pensamentos e sentimentos relacionados à alimentação. O indivíduo com transtorno alimentar também apresenta uma série de crenças e conceitos equivocados sobre alimentação e nutrição e uma relação complicada com a comida.

 

Os transtornos alimentares necessitam de tratamento multiprofissional (psicólogo, nutricionista e psiquiatra) realizado por profissionais capacitados no atendimento desses casos específicos.

Caracterizada pela extrema busca por magreza e pelo medo intenso de engordar, mesmo estando com um peso abaixo do normal. Apresentam alterações no comportamento alimentar, envolvendo restrição alimentar extrema ou métodos compensatórios como exercícios exagerados ou uso de laxantes. É uma doença com riscos clínicos, podendo levar à morte por desnutrição.

TRANSTORNO DA COMPULSÃO

ALIMENTAR (TCA)

Caracterizada por episódios de compulsão alimentar seguidos de métodos compensatórios inadequados para evitar o ganho de peso, tais como: vômitos auto-induzidos, abuso de laxantes, diuréticos ou outros medicamentos, jejum ou dietas rigorosas e prática excessiva de exercícios físicos. Os indivíduos com bulimia nervosa têm uma auto-avaliação altamente influenciada pelo peso e forma corporal.

Caracterizado por episódios recorrentes de ingestão de grande quantidade de alimento, dentro de um curto período, acompanhado da sensação de perda de controle e de sentimentos de culpa, vergonha, tristeza e angústia. 

Indivíduos com TCA são grupo de risco para ganho de peso, sendo aproximadamente 65% deles obesos, embora este transtorno possa ocorrer em pessoas sem obesidade. 

Todos os direitos reservados © Nutricionista Cassia • 2018