Não existe incentivo por meio de vergonha ou punição

July 6, 2018

Nutricionista

 

Você já imaginou um paciente com pneumonia ser culpado pelo seu médico por estar doente, porque provavelmente pegou uma friagem indevida? Isso seria um absurdo, certo?
Infelizmente, diversos profissionais da saúde, incluindo a área da nutrição, praticam algo muito similar a isso.
Ao tratar pacientes com obesidade ou transtornos alimentares, por exemplo, ou mesmo ao publicar textos na internet, insistem em dizer que essas pessoas estão nessas condições por falta de esforço, força de vontade ou personalidade. Pior: muitas vezes, propõem até um trabalho por meio de punições para que essas pessoas possam evoluir.
Isso é um desserviço. Cada pessoa tem sua história, seus traumas a enfrentar e suas barreiras a vencer. Não cabe a nenhum de nós, profissionais ou não, emitir juízo de valor em relação a isso.
Profissionais sérios da área da saúde buscam auxiliar essas pessoas por meio de diálogos, compreensão e tratamentos específicos.
A política do medo é extremamente perigosa e não rende frutos. Não leve a sério pessoas que buscam te deixar para baixo; procure profissionais que entendam seus problemas e os enfrentem junto com você.

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Uma reflexão - Alice no País das Maravilhas e distorção de imagem corporal

November 30, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags