• Cassia de Marcos - CRN3 25417

Sobre lapsos e recaídas - Como lidar?



Mais uma informação importante caso você esteja em acompanhamento de um transtorno alimentar ou conheça alguém que está.

Lapsos e recaídas fazem parte do processo e isso não significa que o tratamento não está adiantando ou funcionando. Faz parte entender e reforçar que você não é um fracasso e que não voltou a estaca zero. Entenda que durante um certo tempo isso fez parte da sua vida e que não vai desaparecer da noite para o dia.


Então aqui vão algumas dicas para caso isso aconteça com você:

1 – Primeiramente não se julgue e faça algo que tenha a ver com autocuidado. Por que? É quase que regra querer se punir, então faça o oposto e pratique a autocompaixão. Largue o chicote e se acolha: faça uma máscara facial, hidratação no cabelo, leia um livro, ouça uma boa música ou brinque com o seu bicho de estimação caso tenha um. É uma fase e vai passar.

2 – Conversar ajuda muito. Escolha amigos ou familiares que você confie e que te apoiem, que tenham palavras de carinho. A rede de apoio conta muito.

3 – Grave essa frase, leve para a vida! Espalhe bilhetes pela casa para lembrar-se que você NÃO precisa compensar isso – nada de pensar em dieta ou restrição. Siga sua vida normal.


Com o tempo os episódios diminuem a intensidade ou frequência. Use isso para te fortalecer e perceber o quanto já avançou.

0 visualização

Todos os direitos reservados © Nutricionista Cassia • 2020