• Cassia de Marcos - CRN3 25417

Por que escolhi ser Nutricionista?

Minha história com a Nutrição começou com o interesse pela cozinha. Sempre achei mágico ver ingredientes se transformando em preparações com sabores e texturas muito diferentes. Queria entender melhor como isso acontecia.

Comer bem é um dos maiores prazeres da vida

Ao longo da formação, fui me encantando por diversas matérias: bioquímica, anatomia, fisiologia, patologia... mas a hora que entrei em contato com a Nutrição propriamente dita recebi um balde de água fria. Não me identifiquei e pensei até em mudar de profissão. Me senti um peixe fora d'água, era difícil aceitar e aplicar aquele conhecimento da maneira que me foi ensinado: sentia que o paciente não participava da elaboração da consulta, não havia espaço para ele. Era como se eu precisasse entregar muita informação, demonstrar todo o meu conhecimento em 60 minutos.

Além disso a impressão que eu tinha era de que apenas a informação nutricional importava e o sabor estava ali por um mero acaso. A unica coisa que importava é o bom funcionamento do corpo e composição nutricional dos alimentos.

O grande conflito é que dessa maneira esquecemos que além disso tudo, aquela pessoa sentada ali, também tem sentimentos e emoções, memórias alimentares, sabores e preferências tão importantes quanto qualquer nutriente. E como poderia dar seguimento a isso sendo que também sou uma pessoa que gosta de comer?

Foram alguns anos tentando remar contra a maré sozinha e encontrar uma maneira diferente de trabalhar a Nutrição, até entender que é possível trabalhar sem prescrição e ainda assim garantir mais adesão e resultados.

É uma forma diferente de atendimento, mais compreensiva e não julgadora.

Consigo mostrar que não é preciso viver em dieta e que gostar de comer não é um problema. É preciso entender os contextos alimentares e saber interpretar os sinais que o nosso corpo nos dá. É importante saber fazer boas escolhas mas também, entender que as vezes a gente se perde no meio do caminho e está tudo bem.

Todos os direitos reservados © Nutricionista Cassia • 2020