• Cassia de Marcos - CRN3 25417

Curiosidades sobre o meu trabalho

Há algumas semanas, uma estudante do ensino médio me encontrou no Instagram e perguntou se eu poderia ajuda-la com algumas perguntas para um trabalho de escola.

Acredito eu que seja algo relacionado com profissões que desejam seguir.


Gosto bastante de responder a esse tipo de pergunta, pois posso mudar positivamente a visão dessa pessoa a respeito do trabalho que exerço. É comum encontrarmos profissionais desanimados, tristes e infelizes com o que escolheram fazer. E essa infelicidade pode acabar influenciando essa pessoa negativamente. Então eu posso ajudar a pessoa enxergar a profissão como eu enxergo: cheia de desafios, mas mesmo assim muito encantadora. Recebi um feedback bastante positivo da estudante. Ela me agradeceu muito e disse que era o que precisava ouvir. Fiquei feliz.


Então eu pensei: por que não compartilhar a resposta com o mundo? Existe uma chance, mesmo que pequena do meu blog aparecer nas buscas do Google.

Talvez essa também seja a dúvida de alguma outra pessoa que, como eu, as vezes fica pesquisando pela madrugada algo aleatório e sempre encontro coisas muito legais hahaha.


Enfim, seguem as perguntas e respostas:


1) Nome completo do profissional

Cassia de Marcos 2) Número do registro no conselho, se tiver 25417

3) Área de atuação:

Consultório particular - atendimento para transtornos alimentares 4) Tempo de experiência na função:

10 anos 5) Os maiores desafios da profissão:

Diferenciar-se no mercado de trabalho e mostrar que o nutricionista não é emagrecionista. É profissional da saúde e não da estética. Posicionar-se como o tal sem deixar-se cair em tentação em nome dos bens materiais. 6) As alegrias que a profissão proporciona:

Ver o sorriso do paciente encontrando-se depois de ter se perdido no meio de tanta informação nutricional equivocada. Recuperar a autonomia alimentar dos que se perderam no meio do tsunami de "pode e não pode", "certo e errado", entre outros terrorismos nutricionais. 7) Um conselho para novos profissionais:

SAIA DA CAIXA. Estude ALEM da nutrição. Questione, pesquise, tenha sua própria opinião. Não seja um replicador de informação, replicador de discurso nutricional. Faça a diferença. Lembre-se que podemos entender tudo sobre nutrientes, alimentos, diretrizes e composição corporal, mas quem te busca é um ser humano.

8) Qual foi a sua matéria favorita na faculdade, por quê?

Bioquímica, anatomia e tudo o que tem a ver em entender COMO o corpo funciona. Psicologia também porque esta tudo interligado. Os nutrientes fazem o papel deles, mas não adianta ser expert em bioquímica e não saber cativar, conquistar e ajudar a PESSOA que está ali. Uma prescrição sem uma boa orientação é só um pedaço de papel. 9) Em sua faculdade, tiveram muitas aulas de anatomia com cadáveres?

Não tive muito contato com cadáveres inteiros, apenas pedaços. Confesso que gostaria de ter mais contato. Temos contato com ossos e partes. É importante conhecer isso tudo. 10) Qual é a parte mais desafiadora ao sair da faculdade? (expectativa vs realidade) Diferenciar-se no mercado de trabalho, acreditar que é possível e ter PACIENCIA e persistência para fazer dar certo. Não vai ser da noite para o dia, mas é possível! Basta acreditar e persistir. Não existe mercado saturado, tem espaço para todo mundo. Descubra o que você gosta, o nicho que gosta, foca nisso, estuda e vai. Nutricionista de todo mundo não é nutricionista de ninguém.

15 visualizações

Todos os direitos reservados © Nutricionista Cassia • 2020