• Cassia de Marcos - CRN3 25417

Comentários sobre o corpo e o peso


Você já deve ter ouvido ou até mesmo dito aquela famosa frase “nossa, como você emagreceu, está ótima!”. Esse tipo de expressão, normalmente, é feito para elogiar a outra pessoa. Porém, ela pode ativar gatilhos perigosos.

Muitas vezes, uma pessoa que emagreceu acabou perdendo peso por meios não saudáveis. Por trás desse corpo mais magro, podem esconder-se transtornos alimentares, métodos compensatórios inadequados, restrições e muito sofrimento.

Ao elogiar o emagrecimento, essa pessoa pode sentir que “todo o esforço valeu a pena” e seguir com esse tipo de prática, o que gera inúmeros malefícios à sua saúde. Do outro lado, muitas pessoas que estão buscando melhores hábitos para a saúde podem acabar ganhando peso; é o caso de ex-fumantes e pacientes com transtornos alimentares como bulimia e anorexia nervosa, por exemplo. Engordar é algo natural nesse tipo de caso.

Da mesma maneira, muitas pessoas dizem “nossa, você engordou, o que aconteceu?”, como se aquilo fosse ruim; isso também pode acionar gatilhos que desestimulem essas pessoas a seguir suas práticas saudáveis e que as façam voltar à estaca zero.

Seja como for, a melhor opção é não tecer comentários sobre o corpo alheio. Você nunca sabe o que as suas palavras podem causar.

#transtornosalimentares #anorexianervosa #bulimianervosa #tca #comportamentoalimentar #emagrecimento

0 visualização

Todos os direitos reservados © Nutricionista Cassia • 2020