Cassia de Marcos
Conhecendo as Gorduras
Quando falamos em gordura, a reação das pessoas é sempre a mesma. Todos imaginam que este nutriente é um grande vilão mas na verdade a gordura não deve ser temida.
Ela é parte fundamental de uma alimentação saudável pois desempenha funções muito importantes em nosso organismo, tais como:
Armazenar e fornecer energia. A gordura armazenada sob a pele também ajuda o corpo a proteger-se do frio e a evitar perdas de calor;
São indispensáveis para a formação da membrana das células, formação de hormônios, bílis e algumas partes do sistema nervoso;
Desempenham também um papel importante na absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K);
Atuam também como revestimento protetor que envolve alguns órgãos vitais como o coração, fígado e rins.
Conhecendo todas estas funções, fica mais fácil perceber a importância deste nutriente em nossa alimentação, lembrando sempre de considerar o tipo de gordura consumido e também tamanho da porção!
As gorduras são divididas em quatro grupos diferentes de acordo com sua composição química. Conheça-os melhor:

Gordura saturada
Este tipo de gordura é sólida em temperatura ambiente e viscosa quando aquecida. É encontrada em alimentos de origem animal, embora também apareça em alguns alimentos de origem vegetal como o coco e a palma.
Alguns novos estudos sugerem que este tipo de gordura não faz mal para o coração, e atribuem essa responsabilidade ao sedentarismo, alto consumo de alimentos industrializados e carboidratos de alto índice glicêmico.
As principais fontes são: cortes gordurosos de carne, pele de frango, produtos lácteos integrais (queijo, manteiga), creme de leite, bacon, banha, toucinho e alguns tipos de sobremesas.
Colesterol
O colesterol desempenha um papel importante no organismo: participa da produção dos hormônios sexuais e das glândulas supra-renais. Além dessas funções, o colesterol ajuda na formação da membrana celular e da bílis (fundamental para a digestão das gorduras).
O problema dessa gordura está relacionado ao seu excesso, pois para ser transportado pelo corpo, o colesterol conta com a ajuda de uma lipoproteína chamada LDL. Durante este transporte a lipoproteína acaba deixando rastros da gordura pelo caminho, formando as placas prejudiciais à saúde. Para ajudar a recolher os restos deixados pela LDL, o organismo conta com a participação da proteína HDL. Também ajudante no transporte do colesterol pelo corpo, ela entra em ação como uma espécie de faxineira varrendo todos os rastros nocivos. Por isso, é importante que as taxas de HDL sempre estejam acima das de LDL.
O segredo para manter essa proporção em equilíbrio e ficar longe das doenças cardiovasculares é evitar o consumo de alimentos industrializados e controlar o consumo de alimentos de origem animal, como carne, leite e derivados e embutidos.
Gordura Trans
Também conhecida como gordura vegetal hidrogenada, as gorduras trans são produzidas a partir de óleos vegetais que passam por um processo chamado hidrogenação, ou seja, átomos de hidrogênio são adicionados ao óleo, que deixam de ser líquidos à temperatura ambiente e tornam-se sólidos.
Este tipo de gordura foi criado pela indústria para ajustar a textura dos alimentos e aumentar seu prazo de validade.
Os malefícios deste tipo de gordura são muitos, entre eles podemos destacar o aumento da LDL e diminuição da HDL, aumento do triglicérides e como consequência pode elevar o risco de obesidade e problemas cardiovasculares.
As principais fontes são: alimentos industrializados em geral, alguns tipos de margarinas, sorvetes, biscoitos, bolinhos recheados, salgadinhos, salgados e lanches.
Gordura Monoinsaturada
Este tipo de gordura fornece energia suficiente para aumentar o metabolismo basal, sem estimular a secreção de insulina.
Também ajuda a reduzir os níveis de LDL sem reduzir os de HDL.
As gorduras monoinsaturadas são mais estáveis do que as poli-insaturadas, podendo ser aquecidas, além de protegerem as polinsaturadas da oxidação, sendo estas últimas muito oxidáveis e instáveis.
As principais fontes são: óleo de canola, azeite de oliva, abacate, azeitona, amendoim, castanha de caju, amêndoas e pistache.
Gordura Poli-insaturada
É rica em ácidos graxos essenciais, o Ômega 3 e Ômega 6, substâncias que não são produzidas pelo nosso organismo e precisam ser obtidas por meio da alimentação.
Também auxiliam na redução e controle dos níveis de colesterol no sangue.
As principais fontes são: óleo de soja, girassol, milho, peixes como o atum, sardinha e em frutos do mar, nozes e sementes de abóbora, linhaça e chia.
Vale lembrar que mesmo com todos estes benefícios devem ser consumidas moderadamente, de acordo com a sua prescrição nutricional e recomendação do seu nutricionista.
Agora que você já conhece cada gordura e sua função, muita atenção ao rótulo. Antes de escolher entre um e outro alimento observe as informações nutricionais presentes.
Evite consumir alimentos que possuem gorduras trans, gordura hidrogenada (ou parcialmente hidrogenada) e óleo vegetal hidrogenado (ou parcialmente hidrogenado).