• Cassia de Marcos - CRN3 25417

Qual é a diferença entre suco, néctar ou polpa?


Essa dúvida é muito frequênte no consultório. Muitas pessoas costumam substituir refrigerantes por suco de caixinha pensando ser a escolha mais saudável mas... não é bem assim.

Leia o post e entenda a diferença =)

SUCO

O QUE É: o líquido que vem do esmagamento da fruta. De acordo com a legislação brasileira, a maioria dos sucos não pode conter água para pertencer à categoria, exceto sucos feitos de frutas tropicais, como pitanga, tamarindo, caju, cupuaçu, etc. Neste caso, sem adicionar água não é possível extrair o suco.

CONTRAS: Pensando na composição nutricional rica em vitaminas, o suco é sempre a melhor escolha, mas por ser mais concentrado, tem mais calorias. Além disso, algumas frutas têm índice glicêmico alto, o que dificulta o controle do diabetes. Este é o caso do suco de uva, pêssego, goiaba, melancia e laranja.

NÉCTAR

O QUE É: O nome sugere que o néctar é superior ao suco, o que não é verdade. Néctar significa doce. É uma bebida que já vem adoçada e diluída em água, pronta para consumir. Normalmente você os encontra em caixinhas ou latinhas.

CONTRAS: O teor de polpa é menor do que no suco. No néctar, coloca-se de 20% a 30% de polpa, o resto é água e açúcar. Além disso, os produtos nacionais ainda não trazem no rótulo o volume de açúcar. A dica é escolher frutas pouco ácidas, que precisem de menos açúcar. O néctar de limão sempre levará mais açúcar do que o néctar de banana ou goiaba por exemplo.

BEBIDA DE FRUTA

O QUE É: Aparece no mercado com o nome de refresco de fruta. É a bebida com a menor concentração de fruta da categoria. Pode ser até levemente gaseificada. Apenas 8% de sua composição corresponde à polpa de fruta.

CONTRAS: Nesta versão está liberado o uso de corantes artificiais - substâncias proibidas tanto no suco como no néctar. Alguns são especialmente nocivos para as crianças, pois podem provocar alergias. Em breve, mais informações sobre corantes e aditivos.

POLPA CONGELADA

O QUE É: Suco ou néctar de fruta vendida em porções individuais. Em geral, é batida com água no liquidificador. Se não tiver açúcar, é uma boa opção.

CONTRA: Para o consumo fora de casa, a preocupação é com a qualidade da água. Prefira água mineral para o preparo do suco. O mecanismo de conservação é rústico, com difícil comercialização e transporte. No processo de congelamento a fruta perde algumas propriedades nutricionais e fica mais suscetível à oxidação.

DESIDRATADO

O QUE É: Conhecido como suco de pozinho, para diluição em água, embora não devesse ser chamado de suco. É bastante artificial. Para cada 100g de produto seco (pó) há só 1g de polpa de fruta - o que equivale ao teor de um refrigerante à base de fruta.

CONTRAS: Nem todas as frutas podem ser convertidas em pó com facilidade. Essa questão limita um pouco a diversidade de sabores.

ORGÂNICO

O QUE É: Feito a partir de frutas cultivadas sem agrotóxicos. Quando se compra um orgânico, leva-se mais do que um produto, compra-se uma filosofia de produto. Não é só um item que não recebeu defensivos agrícolas no plantio. Também há condições de trabalho adequadas para quem está envolvido na produção e um mecanismo de transporte e distribuição que respeita o meio ambiente. Para crianças, mais sensíveis aos agrotóxicos são uma excelente opção.

CONTRAS: Como não levam conservantes, tendem a durar menos que itens tradicionais e costumam ser mais caros.

Leia SEMPRE o rótulo dos alimentos e evite cair em armadilhas.

A melhor opção é sempre o suco natural, mas na ausência dele o suco orgânico é uma boa opção ou então as polpas congeladas quando não são batidas com açúcar.

Leia SEMPRE o rótulo dos alimentos e evite cair em armadilhas.

Até o próximo post!

Fonte: http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/afinal-suco-nectar-ou-polpa-949349.shtml

Imagens: Google

#suco #nectar #dúvidas #saúde #saudavel

0 visualização

Todos os direitos reservados © Nutricionista Cassia • 2020