minha história com a nutrição

Minha história com a Nutrição começou com o interesse pela cozinha. Sempre achei mágico ver ingredientes se transformando em preparações com sabores e texturas muito diferentes. Queria entender melhor como isso acontecia. 

Ao longo da formação, fui me encantando por diversas matérias: bioquímica, anatomia, fisiologia, patologia... mas a hora que entrei em contato com a Nutrição propriamente dita recebi um balde de água fria. Não me identifiquei e pensei até em mudar de profissão. Me senti um peixe fora d'água, era difícil aceitar e aplicar aquele conhecimento da maneira que me foi ensinado: sentia que o paciente não participava da elaboração da consulta, não havia espaço para ele. Era como se eu precisasse entregar muita informação, demonstrar todo o meu conhecimento em 60 minutos.

Além disso a impressão que eu tinha era de que apenas a informação nutricional importava e  o sabor estava ali por um mero acaso. A unica coisa que importava é o bom funcionamento do corpo e composição nutricional dos alimentos.

 

O grande conflito é que dessa maneira esquecemos que além disso tudo, aquela pessoa sentada ali, também tem sentimentos e emoções, memórias alimentares, sabores e preferências tão importantes quanto qualquer nutriente. E como poderia dar seguimento a isso sendo que também sou uma pessoa que gosta de comer?

Foram alguns anos tentando remar contra a maré sozinha e encontrar uma maneira diferente de trabalhar a Nutrição, até conhecer Nutrição Comportamental.

Hoje percebo que ao ajudar cada um que me procura a aplicar os conceitos da nutrição, sem dicotomia, de uma maneira mais compreensiva e não julgadora  consigo entregar mais resultados e ter muito mais adesão ao acompanhamento. 

Consigo mostrar que não é preciso viver em dieta e que gostar de comer não é um problema. É preciso entender os contextos alimentares e saber interpretar os sinais que o nosso corpo nos dá. É importante saber fazer boas escolhas mas também, entender que as vezes a gente se perde no meio do caminho e está tudo bem. 

 

Especialidades
  • Compulsão alimentar

  • Bulimia Nervosa

  • Anorexia Nervosa

  • Comer Transtornado

  • Preocupações em relação ao peso e obesidade

  • Educação Alimentar em casos clínicos como diabetes, hipertensão, hipertrigliceridemia, hipercolesterolemia entre outros.

Atendimento para Adolescentes e Adultos

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Formação acadêmica

 

Aprimorada em Transtornos Alimentares pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq-HCFMUSP)

Pós graduada em Nutrição Ortomolecular e Nutrigenômica pela FAPES.

Graduada em Nutrição pelas Faculdades Integradas Coração de Jesus (FAINC) - 2007

Possuo diversos cursos na área de Bioquímica de Nutrientes e Metabolismo, Transtornos Alimentares, Técnicas em abordagem comportamental, Suplementação, Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva entre outros.

Participo constantemente de cursos e congressos, buscando atualizações.

Experiência profissional

Atuo em consultório particular há 10 anos.

Iniciei meus atendimentos como Nutricionista trainee em um consultório particular especializado em atendimento de pacientes com Transtornos Alimenteres em Moema e na Clínica Dr. José Bento de Souza.

Todos os direitos reservados © Nutricionista Cassia • 2018